top of page
Vozes da Sezala - BANNER 440G.png

PROJETO VOZES DA SENZALA

 

VOZES DA SENZALA é um projeto de circulação de espetáculos inédito que se utiliza da linguagem artística da Dança em Cadeira de Rodas e da dança afro-brasileira. Este objeto traz em sua obra as raízes africanas presentes nos elementos da natureza e nas danças dos Orixás, transcritas em movimentos sobre rodas. Esta será uma edição inédita de interferência cultural de inclusão da pessoa com deficiência e valorização das raízes negras como base da nossa cultura em um único cenário artístico, que irá propor uma oferta gigantesca de informações e vivência cultural, passando por toda história da formação e construção cultural do nosso povo. Um verdadeiro tesouro e legado histórico e poético, com o objetivo central de incluir e combater o racismo e qualquer tipo de preconceito.
Além de dar voz ao negro, sua luta, seu canto de dor, liberdade e justiça estarão revelados e enlaçados entre passos e rodas, unidos á luta do deficiente por seu espaço e seu protagonismo cultural. E dessa forma, vida e obra desses anônimos, estarão impressas nos
cantos Iorubás, curimbas e atabaques que formarão o cenário musical dessa proposta.
o espetáculo VOZES DA SENZALA propõe uma viagem pelas canções e cantos Iorubás, percussões de atabaques e curimbas presentes nos “xirês”, além de obras da música popular brasileira que dá voz ao povo Ijexá através de seu canto, sua fé, suas lutas e suas
belezas, destacando e revelando a forte influência negra em tudo que somos enquanto nação brasileira.
O espetáculo acontece em um único ato, possui 60 minutos de duração e conta com a participação do elenco da Cia Soli, uma companhia de dança em cadeira de rodas, formada por um coletivo de artistas com e sem deficiência.


Objetivo:
O espetáculo VOZES DA SENZALA, tem o objetivo de valorizar a cultura negra e o artista PCD, propondo ao espectador por meio de espetáculo de dança presencial, uma reflexão sobre preconceito e pontos de vista importantes na construção da identidade de uma sociedade mais justa, além de democratizar a arte levando à palco a dança em cadeira de rodas e o artista PCD como protagonista da obra.

bottom of page