Oz. Um mundo escondido.
Neste segundo módulo, fizemos uma releitura e uma reflexão deste clássico literário que é O Mágico de Oz, de L.Frank Baum. A história quase todos já sabem de antemão, o encontro dos personagens com Dorothy e as suas mais incríveis, divertidas e emocionantes aventuras.
Seus personagens são tão ricos em características que vão desde dificuldades até um caminho de profundo autoconhecimento, que podem perfeitamente nos levar a uma reflexão sobre deficiências e diferenças. Se por um lado, sem cérebro, o espantalho se considera sem inteligência, por outro ele se mostra perfeitamente capaz de resolver problemas com muita sabedoria. O homem de lata, sem seu coração, órgão considerado do amor e das emoções, é muito mais capaz de atos de bondade e caridade que muitas pessoas “dotadas de coração”, assim como o leão, que na sua covardia se revela o mais corajoso.
Ter a possibilidade de explorar nossas melhores capacidades em lugar de ressaltar nossas limitações é a chave para a compreensão e releitura deste clássico, que tanto nos emociona pela verdade de suas ações.
Amizade, companheirismo, trabalho em equipe e valorização das diferenças, compreender a importância do outro, do diferente na história de nossas próprias vidas, e reconhecer que todos temos nossas deficiências, para assim podermos construir histórias tão inspiradoras quanto a da garotinha Dorothy.